1. Menopausa
Esta provavelmente é a causa mais conhecida para a sudorese noturna. Quando as mulheres estão entrando nessa fase da vida, as ondas de calor são alguns dos primeiros sinais de que o período fértil está chegando ao fim e que os hormônios estão desregulados.
2. Remédios
Alguns medicamentos antidepressivos ou para distúrbios psiquiátricos podem ter a sudorese noturna como efeito colateral. Se esse for seu caso, você pode conversar com seu médico se existe a possibilidade de troca de medicação e se esse é um efeito apenas passageiro.
3. Câncer
Os linfomas são cânceres que atacam o sistema linfático, responsável por transportar glóbulos brancos para todas as partes do corpo. Um dos primeiros sintomas desse tipo de tumor é a sudorese noturna, ou seja, não dá para ignorar esse sinal, não é mesmo?
4. Infecções
Diversos tipos de infecções podem levar a intensos quadros de suor durante a noite: tuberculose, endocardite (nas válvulas do coração), osteomielite (nos ossos) e AIDS são algumas das mais comuns de gerarem esse incômodo sintoma.
5. Ansiedade
Quem sofre de distúrbios de ansiedade já deve ter acordado encharcado no meio da noite. Normalmente, a sudorese causada por esse motivo também é acompanhada de nervosismo, tensão e insônia.
6. Distúrbios do sono
A sudorese noturna pode ser um problema para quem sofre de outras complicações na hora de dormir, como insônia ou apneia. Normalmente, quem tem esse problema costuma apresentar sonolência durante o dia e pressão alta, além de acordar abruptamente no meio da madrugada.
7. Hipoglicemia
A falta de açúcar no sangue também pode ser um dos fatores que desencadeiam a sudorese. Pacientes com diabetes por vezes apresentam esse sintoma, já que o período noturno é quando eles ficam mais tempo sem se medicar com insulina.
0 Comentários